quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Alterações ao calendário da equipa de Futebol Sénior

Em virtude do calendário da competições oficiais para a época 2013/2014 prever inacreditavelmente dois jogos oficiais no mesmo fim de semana, exemplo Taça de Porutugal dia 9/11 e 15ª jornada da Liga dia 10/11, foi necessário preceder a alguns ajustamentos, assim estão fechadas as seguintes datas:

2 de Novembro - Tondela - Atlético às 16 horas (sábado)

6 de Novembro - Atlético - Covilhã às 15 horas  (4ª feira)

10 de Novembro Camacha - Atlético Taça de Portugal às15 horas.  (domingo)

17 de Novembro Ac. Viseu - Atlético às 15 horas          (domingo)

23 de Novembro Atlético - U. Madeira às 15 horas        (sábado)

27 de Novembro Chaves - Atlético         (4ª feira)

1 de Dezembro  Farense - Atlético         (domingo)


Jornal A Bola


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mensagem do nosso futsal


O Atlético Clube de Portugal foi um dos pioneiros do Futsal do nosso país. Durante anos a fio o Atlético Clube de Portugal sempre se bateu em grande nível na 1ª divisão nacional lutando sempre pelo título nacional até às últimas jornadas conseguindo mesmo alguns 2ª e 3ª lugares na divisão maior do nosso Futsal. O Atlético começou a perder esse estatuto quando a crise financeira começou a alastrar em força no Futsal. Nessa, altura e quando um dos maiores clubes em Portugal resolveu entrar, no Futsal, conseguiu tirar do nosso clube treinadores, jogadores e o principal patrocinador. Com o passar dos anos e devido á grande crise que assola o nosso país o nível da modalidade começou a decair no clube, culpa dos menores investimentos que passou a haver na secção de Futsal devido á falta de patrocínios e mesmo algum desinvestimento do próprio clube na modalidade. Em momentos de crise, o clube optou por canalizar compreensivelmente o pouco dinheiro existente na equipa de futebol onze e assim fez com que as modalidades ditas amadoras tenham caído num quase abandono por parte de muitas pessoas até aí envolvidas. Muitas pessoas, que seria injusto enumerar pois por certo seria esquecida muito boa gente, têm mantido a secção devido a “carolice” pessoal e mesmo com o mínimo de investimento conseguia-se miraculosamente a manutenção nas divisões nacionais. Num passado recente infelizmente o nosso clube caiu no inevitável. Ou seja, nas divisões distritais do Futsal português estreando-se na divisão de honra da AFL em 2009/10.

Nessa altura e devido á “queda” nos distritais, muitas pessoas afastaram-se do Futsal do ATLÉTICO e a imagem que foi transmitida do NOSSO ATLÉTICO não foi a mais brilhante e muito menos merecida. Nessa altura o Futsal no clube sobrevivia apenas. Os objectivos não eram os melhores e lutava-se pela manutenção da modalidade.

À duas épocas houve uma reflexão profunda sobre o que se queria do Futsal do clube. Mudou-se totalmente a ideia sobre o rumo que se levava. A partir desse momento assumiu-se que queríamos fazer uma época para ficar nos 5 primeiros lugares da tabela para na época seguinte lutarmos para sermos campeões. Contactamos o Mister Pedro Nobre (Actualmente treinador dos Seniores Femininos do Benfica) que foi ajudado pelo Mister Taveira, pessoa pela qual temos um grande carinho e sentimento de gratidão e o Mister Capela (Actualmente treinador de GR dos Juniores do Sporting). Sobre jogadores, apetrechamos o plantel com jogadores experientes de grande valia e jogadores jovens de grande qualidade. No fim da pré época constatamos que a equipa tinha qualidade para lutar pelo título. Infelizmente não foi possível e ficámos a 2 pontos dos lugares de subida de divisão.

A época terminou e no final da mesma constatamos que ficaríamos sem equipa técnica e jogadores pois devido a sua qualidade foram aliciados por projectos que no seu entender seriam melhores como é compreensível.

Devo dizer que tivemos muito perto de fechar as portas pois é um pouco frustrante ter uma equipa de grande qualidade e no final da época ficarmos reduzidos a 4 jogadores. Os Capitães Guedes e Roger, o Pingas e o Kiko. A direcção não tinha dinheiro para nos apoiar e nas nossas cabeças não haviam soluções.

Como se diz na gíria “a almofada é a melhor conselheira” e num par de dias reunimos com o Mister André e com o Icílio que tudo fizeram para nos ajudar a encontrar soluções para podermos começar a época. Foi convidado o Fernando Antão que prontamente aceitou até pelo que representa o Atlético na sua vida e começou assim a época 2012/13.

Foi um sufoco construir a equipa em 2 semanas. Fazer quase magia para aparecer dinheiro para as inscrições bem como delinear um plano para cumprirmos perante a direcção do clube com as despesas inerentes á participação na Div. Honra AFL. A Secção de Futsal reuniu um conjunto de jogadores de muita qualidade, mas o mais importante foram as pessoas que se revelaram, ou seja, Homens com H muito grande.

Fomos líderes da 1ª á ultima jornada e isso traduz tudo o que se passou na época passada, ou seja, foi justíssimo o prémio que tivemos no fim. Fomos campeões.

Foi uma época muito difícil. Á 7ª jornada embora tivéssemos em 1º lugar trocámos de treinador, não pelos resultados mas porque passavam-se coisas que não interessam agora para nada, mas que não iam no caminho que traçamos. Corremos esse risco pois tomar a decisão de trocar a equipa técnica quando se vai em 1º lugar pode não correr como esperávamos, mas como não abdicamos dos nossos princípios tomamos essa decisão. O Mister Pedro Nobre regressou e conseguimos conquistar o campeonato da Div. Honra AFL. Tivemos a defender as nossas cores Homens Enormes que tudo fizeram para fossemos campeões.

No fim do campeonato o Mister Nobre decidiu sair para seguir um projecto no Benfica e nós contactamos o Mister Davide Sousa. Sabíamos que era um treinador difícil de contratar pois devido ao seu passado e principalmente competência seria difícil aceitar. Para grande espanto nosso o Mister Davide aceitou passado uns dias e começou-se a delinear estratégias para atacar a época 2013/14. Posteriormente e devido a presença do Mister Davide, o Mister Imran Cunha que tinha chegado á pouco tempo do Qatar, aceitou ajudar o Mister Davide neste projecto e da nossa parte só temos a agradecer ter dois treinadores de enorme qualidade nos nossos quadros.

Devo dizer que o que mais nos impressionou foi o Mister Davide não ter imposto nenhum jogador. Tivemos 11 renovações da época passada e não foram 12 porque o Pingas teve de abandonar devido a indisponibilidade nos horários devido á sua profissão. Mantivemos 80% dos jogadores que foram campeões na época transacta e entraram apenas 3 jogadores de campo e 2 Guarda Redes. Todos minuciosamente escolhidos.

Temos uma época muito difícil pela frente pois financeiramente ainda será mais difícil que no passado, devido aos custos terem aumentado devido a viagens longas, mas com a certeza tudo faremos para ficarmos nos lugares de acesso á 2ª Div. Nacional que é onde o nosso clube merece estar.

Queremos pedir aos sócios e adeptos deste grande clube que nos disponham do seu precioso tempo para se deslocarem a apoiar a nossa equipa pois o Atlético não é só Futebol. O Atlético somos todos nós que Amamos o clube. Lembrem-se dos Homens que treinam 3 vezes por semana sem nada receberem até á meia-noite para ao fim de semana tudo fazer para dignificar as nossas cores. Lembrem-se que a crítica é a coisa mais fácil de fazer, mas espero que critiquem com razão. É fácil falar que jogamos com a camisola amarela e não listada, mas nem sabemos quem joga pelo clube. É fácil dizer que equipamos desta ou daquela marca mas não sabemos quem comprou nem como compraram o equipamento. Sabemos dizer que isto ou aquilo está mal mas nem sabemos como sobrevive o Futsal no clube. Quando se critica e sinceramente não temos a mínima razão de queixa dos nossos sócios e adeptos, mas temos de ter conhecimento de causa para criticar. Lembrem sempre o lema deste clube. JUNTOS SOMOS O ATLÉTICO, UNIDOS SEREMOS INVENCIVEIS!

Temos de lutar todos para o mesmo lado. Cada um na sua função mas todos com a mesma importância pois o mais importante é o nosso clube vencer.

Sábado no Nosso Pavilhão da Tapadinha pelas 17 horas recebemos a difícil equipa do Independentes de Sines e contamos com a vossa ajuda para tudo fazermos em conjunto para somar mais 3 pontos.